Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de junho de 2011

COMPLEXO DO OMBRO



Compreenda sua (anatobiomecanica) e obtenha melhores rendimentos no seu treino.

Ola caro leitor! Estou de volta depois de um bom tempo. Dessa vez vou descrever, ou melhor, tentar descrever com minúcia o que é necessário para compreendermos a anatomia do ombro, em conseguinte a sua mecânica bem como possibilitar algumas dicas e entendimentos essenciais para que você possa tornar o seu treinamento dos ombros mais eficientes.

ANATOMIA DO OMBRO



Como vocês podem observar na imagem o ombro se trata de um grupo muscular de fibras anteriores, fibras médias e fibras posteriores. Podemos ressaltar ainda, como você vê a imagem, que as fibras médias são fibras multipeniformes observem que parece um emaranhado muscular.
Bom pra vocês adeptos da musculação ou qualquer admirador do movimento do corpo humano e suas constituições, já devem ter percebido que não é por nada que esse músculo apresenta as fibras em três direções. Pra você que esta lendo esse post e é iniciante nesse universo. Movimente seu braço em qualquer direção agora; observará rapidamente que em qualquer movimento a atuação dos deltóides esta presente. Movimentou? Observou? Ai você mi pergunta sim e daí? Daí que o seu ombro se trata de uma articulação triaxial podemos chamá-la também de articulações esferonoidais ou até mesmo enartrose, você mi pergunta que é isso? Eu te respondo se trata de articulações onde o movimento pode ser realizado em torno de três eixos no corpo humano você dispõe do ombro e do quadril, por exemplo. Poliaxiais permitindo uma gama de angulações distintas. Entende com isso que o ombro é o único grupo muscular que é possível ser visto tanto no individuo posicionado de frente, lateral ou de costas.


O ombro se constitui de 5 articulações sendo elas glenoumeral, esternoclavicular, acromioclavicular, coracoclavicular e escapulotoraxica. Essas trabalhando em conjunto possibilitam os movimentos dos membros superiores e como já foi dito antes, com tanta articulação termina por ser a de maior mobilidade que o corpo humano dispõe. Dessas vou mi ater a que considero de maior importância pra falar a respeito.

GLENOUMERAL



Bom! Observem que a glenoumeral é formada pela cabeça do úmero - epífise proximal (osso do braço) que é visualmente uma bola e se encaixa numa cavidade chamada de glenóidea. Dessa mesma forma funciona a articulação coxofemoral, com a diferença que a cavidade é maior onde a cabeça do fêmur se encaixa perfeitamente. Na glenoumeral em decorrência dessa cavidade ser bastante rasa, como vocês podem ver a imagem, é que o ombro encontra-se bastante vulnerável a lesões como se fosse um balanço negativo uma instabilidade óssea. Logo, quando estática ela é estabilizada pelo lábio glenoidal, ligamentos glenoumerais e ligamentos coracoumeral. E em estado dinâmico quem estabiliza a glenoumeral é um conjunto de músculos chamados de Manguito Rotador (supraespinhoso, infraespinhoso, subescapular e redondo menor).
 Você deve estar se perguntando pra que você vai saber isso? Bom não desejo que você memorize os nomes das articulações nem músculos nem nada, eu só preciso que tente compreender o funcionamento/mecanismo dessa articulação, já estará de bom tamanho para seguirmos.
Isto posto a essa altura já compreendeu que tal articulação requer muito cuidado e uma atenção especial pelo praticante do treinamento resistido, não somente, como tantos outros atletas de modalidades como natação, basquetebol, voleibol, tênis e por ai vai indo kkkk. Com isso se faz necessário aquecer bastante os ombros antes de treiná-los e também nos dias em que for treinar a musculatura dorsal e peitoral também se faz indispensável aquece-lo bastante. Afinal se você tiver o complexo do ombro lesado de alguma forma, rapidamente você ira entender o porque de tanto cuidado,  não sendo capaz de treinar nenhum músculo dos membros  superiores com eficiência



Vou falar de uma lesão seria e ocorrente nos atletas e não atletas que se chama Síndrome do Impacto do Ombro. Trata-se de uma pressão ocorrente no Manguito Rotador exercida por parte da escapula quando o ombro é elevado, a dor pode ser por inflamação da Bursa que cobre o Manguito Rotador (bursite) ou tendinite. Com isso você vai se tornando individuo cheio de dores e incomodo e sem falar nos seus comprometimentos articulares chegando a estar com movimentos limitados.


EXERCICIOS E RISCOS




DESENVOLVIMENTO POSTERIOR

Finalmente cheguei onde queria chegar: existem alguns movimentos que são executados que expõe os ombros a uma possibilidade de lesão muito maior o desenvolvimento posterior com barra é um deles, pois eles colocam o ombro em uma rotação externa muito grande.


SUPINO



Sim o supino é um dos maiores exercícios responsáveis por lesões em salas de musculação. Bom isso não é nenhum estudo apenas um empirismo da minha parte. Porem já já eu explico o porque disso, cientificamente fica tudo mais claro e mais seguro pra discorrer. O fato é que você já deve ter brigado pra compreender e já deve ter perguntado a muitas pessoas, a barra desce a 90 graus ou ate o peito. Tentarei ser breve, e não vou recorrer a nenhuma explicação fisiológica no que diz respeito ao recrutamento de unidades motoras e fibras musculares. Apenas dizer o que é seguro e o que não é. Se você a sua vida toda treinou descendo a barra a 90 graus percebera que para tocá-la o peito será bem mais difícil e o que eram 10 repetições podem virar 7 ou 8 e olhe lá. Mas o fato é que, se a sua vida toda você treinou dessa maneira e agora você objetiva aumentar amplitude do movimento atente-se para um fator extremamente importante e que ira garantir a sua segurança o - peso-. Suponhamos que hoje você treine com 100 kg para executar 10 repetições com amplitude de 90 graus, então eu aconselho que para execução da amplitude do movimento completo, você aqueça bastante o manguito rotador bem como glenoumeral e todo o complexo do ombro e seja bastante cauteloso caia sua carga vertiginosamente para 30—30 ou ate menos si possível deite-se e execute o movimento completo atentando-se para o ombro, desse modo você prepara suas articulações para os movimentos do dia-dia. Mas isso é assunto pra outro post. Daí você mi pergunta sim e então porque ocorrem lesões nesses exercícios? É simples lembra da imagem da glenoumeral, si não retorne e compreenderá acima de 90 graus de flexão ou de abdução a força do Manguito Rotador (estabilizadores dinâmicos) diminui drasticamente tornando assim a articulação do ombro mais disposta a lesão.
Não quero com isso dizer que você deixe de executar o desenvolvimento posterior bem como outros exercícios, meu objetivo é esclarecer e atenta-lo para possíveis lesões. Eu particularmente hoje em dia busco a execução do que for mais seguro para meus treinos, treino de modo que sinta o músculo deslocar o peso em toda amplitude do movimento e não apenas o deslocamento do peso de X para Y, mas falaremos a respeito disso numa ocasião mais oportuna e vocês compreenderam o que quero dizer.
No mais o meu objetivo com essa matéria foi fazer uma breve descrição anatômica e um pouco cinesiologica do complexo do ombro, de modo a seu esclarecimento nos seus treinos. Não objetivando por tanto a descrição de exercícios e nem de treinamentos para tal grupo muscular.

Um forte abraço e obrigado por ter chegado ate aqui.

ASS: Alexandre Magno Souza Calsans.